domingo, 11 de janeiro de 2009

The Blues come over me

O Blues é um estilo musical criado por volta de 1603 pelos escravos africanos atracados no sul dos Estados Unidos. A música era uma forma de compensar a árdua jornada de trabalho que enfrentavam todos os dias nas plantações de algodão. As poesias expressavam o sofrimento, a angústia e a saudade da antiga terra, e eram envolvidas pelo ritmo calmo e suave do violão. Ao longo do tempo, o Blues também sofreu mudanças, modernizou-se, tornou-se cada vez mais conhecido, conquistando músicos e admiradores.
Outros estilos musicais como o ragtime, o jazz, o rhythm and blues, o rock and roll, a música country, além de ska-rocksteady, soul music, a música pop convencional e até a música clássica moderna se originaram ou foram influenciados de alguma forma pelo Blues.

Blues, que na tradução quer dizer melancolia, deixa de ser um estereótipo musical. Blues é a música da alma. É a expressão do estado de espírito. Suas notas e seus versos são capazes de preencher, de fazer sentir cada timbre soar dentro de nós. A sensualidade consegue transpassar as cordas do violão e da guitarra, o sopro da gaita ou do sax.


“The blues come up behind
The blues wait up ahead
The blues ask why you are born
If you just end up dead”
The Blues come over me – B.B. King, um dos maiores gênios do blues americano.

Um comentário:

Kamilla Maia disse...

- o blues está na alma! ♥